sexta-feira, 26 de junho de 2009

O Exercício do Olhar

O Exercício do Olhar
Por Bárbara Ramos

O exercício do olhar não é o mero procedimento de captação de imagens pelo globo ocular, o exercício do olhar é sentir, perceber, entender, buscar soluções quando preciso; o exercício do olhar é compartilhar, é experimentar o universo dos sentidos.
A pós-modernidade trouxe novos valores, comportamentos e novidades tecnológicas. Trouxe a velocidade das máquinas e do tempo. O tempo parece passar cada vez mais rápido; ou será que foi a nossa percepção que mudou com o tempo? Para André Parente (2001), a pós-modernidade trouxe consigo a industrialização da percepção, a industrialização do olhar. Somos condicionados e induzidos à padrões estabelecidos seja de comportamento, beleza, vestuário etc e tal. Esses padrões acabam por permear ou até mesmo sufocar o que chamamos de personalidade, nossa formação.
Penso que determinados padrões sociais vão 'embaçando' nossa visão ao longo do tempo. Por exemplo, como estudante de publicidade e propaganda estudo e construo conceitos a serem disseminados. Uma vez, estudávamos determinado produto que transmitia a ideia de que, se você detém este produto você é o melhor. Obviamente que é comercial e vendável, no entanto, um produto como um celular ou um mp4 ou qualquer outro, não me fará ser uma pessoa melhor, ou melhor que o outro. O que parece óbvio mexe com a auto-estima das pessoas. Talvez seja também por isso, que hoje profissionais da área de educação discutem sobre comunicação educacional, tecnologia educacional, pedagogia da internet, espaços e aprendizagem colaborativa e as novas tecnologias e seu uso de uma forma geral. Que relação o olhar tem com a pós-modernidade ou a tecnologia? Será que tais mudanças de valores e comportamentos não nos tenham trazido também uma certa frieza? Temos pressa, mas aonde mesmo queremos chegar? Será que não está na hora de questionar: o que é desenvolvimento e progresso?
Para mim, o olhar sensível nada mais é que a percepção e os questionamentos sobre a vida. Por exemplo, quem já não ouviu falar sobre o consumo de crack na cidade? As pessoas estão adoecendo, perdendo para a droga tudo o que elas tem, inclusive a vida. Não podemos simplesmente apontar essas pessoas com nomes pejorativos ou jogar água nelas como na cidade de São Paulo, isso não resolve a origem do problema. Este é apenas um dos questionamentos...
Mas percebo também acontecimentos cheios de luz e perseverança, como nossas Guardas de Congo, como nosso patrimônio natural que é a Serra de Santa Helena, ou as pessoas envolvidas com a cultura local e que trabalham muito para que essa cultura não se perca no tempo, pessoas envolvidas e comprometidas com a educação e formação de nossas crianças e jovens. Adoraria citar aqui alguns nomes e trabalhos que conheço, mas estaria sendo injusta com aqueles que não conheço e que dão tudo de si para que a educação aconteça e tenha qualidade.
O olhar sensível é olhar para si e olhar para o outro, é fazer da diferença uma ponte para a aprendizagem e o crescimento. É voltar o olhar para essa grande esfera que nos comporta, o Planeta Terra, afinal de contas o mundo é tão grande e temos tanto para aprender.


................................................................................................................................................


A Pravs World é um grupo da internet que tem o trabalho de disseminar pela rede a importância dos sentidos e os valores humanos, e usam imagens e versos para consolidação do trabalho. É uma boa sugestão para a reeducação do olhar. "Leiam" as imagens.

A página está em inglês, o que torna uma boa oportunidade também de estudar outra língua.

Uma pequena apresentação de slides com mais imagens: aqui. Lembrando que mensagens e apresentações pps só devem ser repassadas quando existe interesse do receptor ok? Caso contrário pode gerar antipatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário